Como melhorar nos estudos: Taxonomia de Bloom e a Roda Pedagógica podem te ajudar

Se você chegou até aqui, provavelmente está querendo saber mais sobre como melhorar os seus estudos. Já falamos aqui no blog sobre o conceito de Aprendizagem ao longo da vida e sobre como criar hábitos de estudo, agora vamos falar um pouco sobre como nossos objetivos influenciam nossos estudos.

Para falarmos sobre os nossos objetivos, vale falarmos sobre a Taxonomia de Bloom.

O que é a Taxonomia de Bloom?

A Taxonomia de Bloom é um conjunto de objetivos de aprendizado hierárquicos criado por Benjamin Bloom em 1956. Essa taxonomia é uma estrutura usada para classificar as metas educacionais em níveis crescentes de complexidade e profundidade. Ela é comumente usada por educadores para projetar currículos, avaliações e atividades de aprendizado.

Essa Taxonomia foi posteriormente revisada por Anderson, Krathwohl e Alrasian em 2001, e categoriza os objetivos de aprendizagem em seis níveis, cada um representando um estágio diferente do processo de aprendizagem. Essa estrutura pode influenciar profundamente a maneira como abordamos nossos estudos e, mais importante, como retemos e aplicamos o conhecimento que adquirimos.

Vamos explorar os seis níveis da taxonomia e como eles podem afetar a forma como estudamos:

  • Lembrar: Este é o nível mais básico da aprendizagem e envolve a memorização e a lembrança de fatos ou informações. Os estudantes neste estágio podem usar técnicas de estudo, como flashcards e repetição, para ajudar a reforçar a retenção de informações.
  • Entender: Neste nível, os alunos são capazes de explicar as ideias ou conceitos em suas próprias palavras. Isso pode envolver o resumo de textos ou a explicação de ideias para um colega.
  • Aplicar: Aqui, os alunos começam a usar o que aprenderam em novos cenários ou contextos. Exemplos de estudo prático podem incluir a resolução de problemas ou a execução de experimentos.
  • Analisar: Neste estágio, os alunos são capazes de decompor ideias complexas em partes menores para um entendimento mais profundo. Isso pode envolver a comparação e contrastação de ideias, ou a análise de causas e efeitos.
  • Sintetizar: Este nível envolve a combinação de ideias para formar um novo todo. Isso pode implicar na criação de um projeto ou na formulação de uma hipótese.
  • Criar: Este é o nível mais alto da Taxonomia de Bloom. Os alunos aqui são capazes de gerar novas ideias, produtos ou maneiras de ver o mundo com base no que aprenderam.

Conhecer e entender esses níveis da aprendizagem pode nos ajudar a planejar melhor nossos estudos e a utilizar as técnicas de estudo mais apropriadas para cada estágio. Por exemplo, a aplicação de um conceito pode requerer práticas ou experiências do mundo real, enquanto a análise pode exigir discussões em grupo ou debates.

Vejamos agora alguns verbos que se relacionam com cada uma das fases da categorização atual da Taxonomia de Bloom.

A Roda da Pedagogia

Allan Carrington, um educador australiano da Universidade de Adelaide, uniu os conceitos da Taxonomia de Bloom com recursos digitais atuais. Ele chamou esse mapeamento de The Padagogy Wheel (algo como A Roda da Pedagogia em tradução livre).

A Roda de Pedagogia mapeia diferentes atividades de aprendizagem e ferramentas tecnológicas para cada nível da Taxonomia de Bloom. Este pode ser um excelente guia para encontrar as ferramentas e técnicas de estudo que mais se adequam ao seu objetivo de aprendizagem atual.

Ao compreender a Taxonomia de Bloom e como ela se aplica ao seu processo de aprendizado, você pode estruturar seus estudos de maneira mais eficaz, garantindo que não apenas esteja memorizando informações, mas também compreendendo, aplicando, analisando, sintetizando e, finalmente, criando com base no que aprendeu.

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