No mundo acelerado de hoje, o aprendizado ao longo da vida nunca foi tão vital. À medida que a tecnologia avança, e as nossas vidas pessoais e profissionais se transformam, o aprendizado contínuo se torna a norma e não a exceção. A capacidade de aprender, desaprender e reaprender é essencial para prosperar neste ambiente dinâmico e muitas vezes incerto. Afinal, os “analfabetos do século 21”, de acordo com o escritor e futurista norte americano, Alvin Toffler, “não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não são capazes de se adaptar e evoluir”.
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O que é o Aprendizado ao Longo da Vida?
Conforme indicado pela UNESCO em 1976, o aprendizado ao longo da vida é uma proposta para reestruturar o sistema educacional, com o objetivo de desenvolver todo o potencial educacional dentro e fora do sistema educacional tradicional. Na prática, isso significa que o ensino e a aprendizagem não estão limitados a um período de presença na escola e devem se estender por toda a vida. Em suma, o aprendizado ao longo da vida reconhece que a educação é um processo contínuo que ocorre em todas as fases da vida.
“uma proposta geral destinada a reestruturar o sistema de educação já existente e desenvolver todo o potencial educacional fora do sistema educacional. Nessa proposta, homens e mulheres são os agentes de sua própria educação, por meio da interação contínua entre seus pensamentos e ações; ensino e aprendizagem, longe de serem limitados a um período de presença na escola, devem se estender ao longo da vida, incluindo todas as competências e ramos do conhecimento, utilizando todos os meios possíveis, e dando a todas as pessoas oportunidade de pleno desenvolvimento da personalidade.”
UNESCO (1976, p.2)
Essa complexidade está repercutindo profundamente no mundo do trabalho. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, a gestão de problemas e a resolução de problemas complexos serão habilidades essenciais. Precisamos aprender a aprender, a adaptar-nos e a resolver situações novas.
Life Long Learning (Aprendizado ao longo da vida, em inglês) compreende que o processo de aprendizagem começa na escola, continua na universidade, segue durante a vida de trabalho e não termina nem mesmo com a aposentadoria. Essa ideia nos convida a melhorar continuamente o que fazemos, a nos adaptar às mudanças rápidas na tecnologia e a encontrar satisfação tanto em nosso trabalho quanto em nossos interesses pessoais. O objetivo é aprender habilidades que não apenas são relevantes para o trabalho, mas que também estejam alinhadas com os nossos interesses pessoais.
Aprendemos, desaprendemos e reaprendemos inúmeras vezes ao longo de nossas vidas, num ciclo sem fim. O aprendizado ao longo da vida é mais do que uma necessidade: é uma mentalidade que deve ser cultivada. A “aposentadoria”, por exemplo, é vista por muitos como uma oportunidade de aprender coisas que não conseguiram ao longo de suas vidas ocupadas.
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Cada um de nós precisa encontrar as melhores maneiras de aprender, se adaptar e evoluir. Seja lendo livros, participando de workshops, assistindo a webinars, ou simplesmente explorando o mundo ao nosso redor, cada um de nós deve encontrar nossas próprias rotas de aprendizado.
Portanto, a pergunta não é “Como é que eu faço para estudar? Como é que eu faço para me tornar o meu próprio professor?” mas sim “Como posso adaptar meu processo de aprendizado para este mundo complexo e em constante mudança? Como posso tornar o aprendizado uma parte essencial e prazerosa da minha vida?” O Aprendizado ao Longo da Vida é a chave para abrir essas portas.
Como Praticar a Aprendizagem ao Longo da Vida?
Adotar a aprendizagem ao longo da vida envolve uma série de etapas. Primeiramente, é fundamental cultivar uma mentalidade de crescimento, ou seja, acreditar na capacidade de aprender e melhorar com o tempo. Além disso, é importante ser curioso, buscar conhecimento além do que é ensinado formalmente, e assumir a responsabilidade pela própria educação.
Cultivar uma Mentalidade de Crescimento
Por outro lado, a mentalidade de crescimento nos permite ver os desafios como oportunidades para crescer. Devemos cultivar a crença de que nossas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas com esforço, estratégia e assistência de outras pessoas.
Desenvolver Habilidades de Autogerenciamento
No cenário atual, cada vez mais precisamos de autogerenciamento. Isso envolve definir metas de aprendizado, criar e implementar estratégias para alcançar essas metas, e avaliar o progresso ao longo do caminho. O autogerenciamento também inclui gerenciar o próprio tempo, estabelecendo prioridades e equilibrando as demandas do trabalho, da família e do aprendizado.
Utilizar Tecnologia
Atualmente, a tecnologia oferece acesso ilimitado à informação e ao conhecimento. O uso efetivo da tecnologia pode facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem. Podemos usar plataformas de aprendizado online, aplicativos, vídeos e podcasts para complementar e expandir nosso aprendizado.
Criar uma Rede de Aprendizagem
Outra estratégia importante para a aprendizagem ao longo da vida é criar uma rede de aprendizagem, que pode incluir mentores, colegas de trabalho, amigos e familiares. Eles podem fornecer apoio, motivação e perspectivas únicas que podem enriquecer nosso processo de aprendizagem.
Qual a Importância de Aprender a Aprender?
Aprender a aprender é uma habilidade crucial em um mundo que está constantemente mudando. Aprender a aprender é uma habilidade vital que nos permite nos adaptar a novos contextos, absorver novas informações e desaprender conceitos antigos que não são mais relevantes ou úteis. É a capacidade de ser o condutor em nossa própria educação, de ter curiosidade e motivação para buscar novos conhecimentos e habilidades ao longo da vida.
O que é o Mundo BANI?
O Mundo BANI é um conceito cunhado por Jamais Cascio que descreve o ambiente complexo e incerto em que vivemos atualmente. O acrônimo BANI significa Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).
- Brittle: refere-se à fragilidade das estruturas e sistemas existentes, que podem quebrar ou falhar repentinamente sob pressão.
- Anxious: destaca a ansiedade generalizada que permeia a sociedade em função da velocidade das mudanças e da incerteza do futuro.
- Nonlinear: indica a natureza não linear do mundo, onde pequenas ações podem ter grandes impactos e os resultados não são necessariamente proporcionais às causas.
- Incomprehensible: descreve a dificuldade em compreender plenamente a complexidade e a interconexão de sistemas globais, bem como a velocidade em que as informações e situações estão mudando.
Juntos, esses quatro elementos caracterizam o mundo como um lugar cada vez mais imprevisível e desafiador para se viver e navegar.
Portanto, o mais importante não é apenas o conhecimento que acumulamos, mas a habilidade de aprender e adquirir novos conhecimentos conforme necessário. Aprender a aprender nos capacita a resolver problemas complexos e a enfrentar os desafios imprevistos que surgem no mundo BANI.
Como Promover a Aprendizagem?
Promover a aprendizagem envolve criar um ambiente que incentive e apoie o processo de aprendizagem. Isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, as escolas e universidades podem incorporar estratégias de aprendizagem ao longo da vida em seus currículos e políticas. Os locais de trabalho podem promover o aprendizado contínuo, fornecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional, e criando uma cultura que valoriza e incentiva a aprendizagem. Além disso, os indivíduos podem promover seu próprio aprendizado ao estabelecer metas de aprendizado claras, buscando oportunidades de aprendizado em sua vida cotidiana, e permanecendo abertos a novas ideias e perspectivas.
Em qual fase da vida a capacidade de aprendizagem é maior?
Embora exista uma crença popular de que a capacidade de aprendizado é maior na infância, a realidade é que a aprendizagem é um processo contínuo que ocorre ao longo de toda a nossa vida. É verdade que os jovens podem aprender certas coisas mais rapidamente do que os adultos, mas os adultos têm a vantagem de ter mais conhecimento e experiência para basear seu aprendizado.
Além disso, os adultos são frequentemente mais motivados para aprender, pois eles têm uma melhor compreensão de como o aprendizado pode beneficiá-los. Portanto, enquanto a aprendizagem começa na infância, continua na adolescência, na idade adulta e na terceira idade.
“O aluno que sabe estudar acaba se tornando o professor de si mesmo“
Veslasco, 2016, página 45
Cada fase da vida apresenta suas próprias oportunidades e desafios únicos para o aprendizado. Para concluir, o aprendizado ao longo da vida é uma jornada contínua, e todos nós somos capazes de ser nossos próprios professores, como Veslasco afirma.
Ao adotar a aprendizagem ao longo da vida, nos tornamos melhor equipados para navegar em um mundo em constante mudança, e mais preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que a vida nos apresenta.