Aprendizado ao Longo da Vida: Uma necessidade do mundo atual

No mundo acelerado de hoje, o aprendizado ao longo da vida nunca foi tão vital. À medida que a tecnologia avança, e as nossas vidas pessoais e profissionais se transformam, o aprendizado contínuo se torna a norma e não a exceção. A capacidade de aprender, desaprender e reaprender é essencial para prosperar neste ambiente dinâmico e muitas vezes incerto. Afinal, os “analfabetos do século 21”, de acordo com o escritor e futurista norte americano, Alvin Toffler, “não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não são capazes de se adaptar e evoluir”.

analfabetos do século 21 não são aqueles que nõ sabem ler e escrever, mas aqueles não são capazes de se adaptar.

O que é o Aprendizado ao Longo da Vida?

Conforme indicado pela UNESCO em 1976, o aprendizado ao longo da vida é uma proposta para reestruturar o sistema educacional, com o objetivo de desenvolver todo o potencial educacional dentro e fora do sistema educacional tradicional. Na prática, isso significa que o ensino e a aprendizagem não estão limitados a um período de presença na escola e devem se estender por toda a vida. Em suma, o aprendizado ao longo da vida reconhece que a educação é um processo contínuo que ocorre em todas as fases da vida.

“uma proposta geral destinada a reestruturar o sistema de educação já existente e desenvolver todo o potencial educacional fora do sistema educacional. Nessa proposta, homens e mulheres são os agentes de sua própria educação, por meio da interação contínua entre seus pensamentos e ações; ensino e aprendizagem, longe de serem limitados a um período de presença na escola, devem se estender ao longo da vida, incluindo todas as competências e ramos do conhecimento, utilizando todos os meios possíveis, e dando a todas as pessoas oportunidade de pleno desenvolvimento da personalidade.”

UNESCO (1976, p.2)

Essa complexidade está repercutindo profundamente no mundo do trabalho. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, a gestão de problemas e a resolução de problemas complexos serão habilidades essenciais. Precisamos aprender a aprender, a adaptar-nos e a resolver situações novas.

Life Long Learning (Aprendizado ao longo da vida, em inglês) compreende que o processo de aprendizagem começa na escola, continua na universidade, segue durante a vida de trabalho e não termina nem mesmo com a aposentadoria. Essa ideia nos convida a melhorar continuamente o que fazemos, a nos adaptar às mudanças rápidas na tecnologia e a encontrar satisfação tanto em nosso trabalho quanto em nossos interesses pessoais. O objetivo é aprender habilidades que não apenas são relevantes para o trabalho, mas que também estejam alinhadas com os nossos interesses pessoais.

Aprendemos, desaprendemos e reaprendemos inúmeras vezes ao longo de nossas vidas, num ciclo sem fim. O aprendizado ao longo da vida é mais do que uma necessidade: é uma mentalidade que deve ser cultivada. A “aposentadoria”, por exemplo, é vista por muitos como uma oportunidade de aprender coisas que não conseguiram ao longo de suas vidas ocupadas.

Cada um de nós precisa encontrar as melhores maneiras de aprender, se adaptar e evoluir. Seja lendo livros, participando de workshops, assistindo a webinars, ou simplesmente explorando o mundo ao nosso redor, cada um de nós deve encontrar nossas próprias rotas de aprendizado.

Portanto, a pergunta não é “Como é que eu faço para estudar? Como é que eu faço para me tornar o meu próprio professor?” mas sim “Como posso adaptar meu processo de aprendizado para este mundo complexo e em constante mudança? Como posso tornar o aprendizado uma parte essencial e prazerosa da minha vida?” O Aprendizado ao Longo da Vida é a chave para abrir essas portas.

Como Praticar a Aprendizagem ao Longo da Vida?

Adotar a aprendizagem ao longo da vida envolve uma série de etapas. Primeiramente, é fundamental cultivar uma mentalidade de crescimento, ou seja, acreditar na capacidade de aprender e melhorar com o tempo. Além disso, é importante ser curioso, buscar conhecimento além do que é ensinado formalmente, e assumir a responsabilidade pela própria educação.

Cultivar uma Mentalidade de Crescimento

Por outro lado, a mentalidade de crescimento nos permite ver os desafios como oportunidades para crescer. Devemos cultivar a crença de que nossas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas com esforço, estratégia e assistência de outras pessoas.

Desenvolver Habilidades de Autogerenciamento

No cenário atual, cada vez mais precisamos de autogerenciamento. Isso envolve definir metas de aprendizado, criar e implementar estratégias para alcançar essas metas, e avaliar o progresso ao longo do caminho. O autogerenciamento também inclui gerenciar o próprio tempo, estabelecendo prioridades e equilibrando as demandas do trabalho, da família e do aprendizado.

Utilizar Tecnologia

Atualmente, a tecnologia oferece acesso ilimitado à informação e ao conhecimento. O uso efetivo da tecnologia pode facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem. Podemos usar plataformas de aprendizado online, aplicativos, vídeos e podcasts para complementar e expandir nosso aprendizado.

Criar uma Rede de Aprendizagem

Outra estratégia importante para a aprendizagem ao longo da vida é criar uma rede de aprendizagem, que pode incluir mentores, colegas de trabalho, amigos e familiares. Eles podem fornecer apoio, motivação e perspectivas únicas que podem enriquecer nosso processo de aprendizagem.

Qual a Importância de Aprender a Aprender?

Aprender a aprender é uma habilidade crucial em um mundo que está constantemente mudando. Aprender a aprender é uma habilidade vital que nos permite nos adaptar a novos contextos, absorver novas informações e desaprender conceitos antigos que não são mais relevantes ou úteis. É a capacidade de ser o condutor em nossa própria educação, de ter curiosidade e motivação para buscar novos conhecimentos e habilidades ao longo da vida.

O que é o Mundo BANI?

O Mundo BANI é um conceito cunhado por Jamais Cascio que descreve o ambiente complexo e incerto em que vivemos atualmente. O acrônimo BANI significa Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).

  • Brittle: refere-se à fragilidade das estruturas e sistemas existentes, que podem quebrar ou falhar repentinamente sob pressão.
  • Anxious: destaca a ansiedade generalizada que permeia a sociedade em função da velocidade das mudanças e da incerteza do futuro.
  • Nonlinear: indica a natureza não linear do mundo, onde pequenas ações podem ter grandes impactos e os resultados não são necessariamente proporcionais às causas.
  • Incomprehensible: descreve a dificuldade em compreender plenamente a complexidade e a interconexão de sistemas globais, bem como a velocidade em que as informações e situações estão mudando.

Juntos, esses quatro elementos caracterizam o mundo como um lugar cada vez mais imprevisível e desafiador para se viver e navegar.

Portanto, o mais importante não é apenas o conhecimento que acumulamos, mas a habilidade de aprender e adquirir novos conhecimentos conforme necessário. Aprender a aprender nos capacita a resolver problemas complexos e a enfrentar os desafios imprevistos que surgem no mundo BANI.

Como Promover a Aprendizagem?

Promover a aprendizagem envolve criar um ambiente que incentive e apoie o processo de aprendizagem. Isso pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, as escolas e universidades podem incorporar estratégias de aprendizagem ao longo da vida em seus currículos e políticas. Os locais de trabalho podem promover o aprendizado contínuo, fornecendo oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional, e criando uma cultura que valoriza e incentiva a aprendizagem. Além disso, os indivíduos podem promover seu próprio aprendizado ao estabelecer metas de aprendizado claras, buscando oportunidades de aprendizado em sua vida cotidiana, e permanecendo abertos a novas ideias e perspectivas.

Em qual fase da vida a capacidade de aprendizagem é maior?

Embora exista uma crença popular de que a capacidade de aprendizado é maior na infância, a realidade é que a aprendizagem é um processo contínuo que ocorre ao longo de toda a nossa vida. É verdade que os jovens podem aprender certas coisas mais rapidamente do que os adultos, mas os adultos têm a vantagem de ter mais conhecimento e experiência para basear seu aprendizado.

Além disso, os adultos são frequentemente mais motivados para aprender, pois eles têm uma melhor compreensão de como o aprendizado pode beneficiá-los. Portanto, enquanto a aprendizagem começa na infância, continua na adolescência, na idade adulta e na terceira idade.

“O aluno que sabe estudar acaba se tornando o professor de si mesmo

Veslasco, 2016, página 45

Cada fase da vida apresenta suas próprias oportunidades e desafios únicos para o aprendizado. Para concluir, o aprendizado ao longo da vida é uma jornada contínua, e todos nós somos capazes de ser nossos próprios professores, como Veslasco afirma.

Ao adotar a aprendizagem ao longo da vida, nos tornamos melhor equipados para navegar em um mundo em constante mudança, e mais preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que a vida nos apresenta.

Leave a Comment